11 CURIOSIDADES SOBRE A TECNOLOGIA

11 CURIOSIDADES SOBRE A TECNOLOGIA

O e-mail foi criado antes da Internet

O envio de mensagens eletrónicas surgiu antes da rede mundial de computadores. O sistema de tecnologia de mensagens eletrónicas chamava-se Mailbox e só podia ser utilizado num único computador. Sendo assim, os utilizadores deixavam mensagens no computador, mas elas só seriam lidas se o destinatários fizessem login no mesmo computador.

A primeira página da Internet continua online

A primeira página da Internet foi colocada online a 6 de agosto de 1991, pelo cientista da computadores Tim Berners-Lee. A página contém links que explicavam a própria Internet, como por exemplo detalhes de protocolos de tecnologia, lista de pessoas envolvidas no projeto e sumário do desenvolvimento. Ela continua disponível no seu endereço original, ou seja, sem imagens cores ou recursos de tecnologia mais atuais.

Ogivas nucleares ficaram protegidas por anos com a senha 00000000

Durante 20 anos, o sistema de lançamento de ogivas nuclearas dos EUA foi protegido pela senha 00000000. Além disso, a senha estava anotada num pedaço de papel guardado entre outros documentos.

A palavra robô relaciona-se com trabalho forçado

A palavra robô foi utilizada pela primeira vez em 1920, na peça teatral Rossum’s Universal Robots, escrita pelo jornalista e filósofo tcheco Karel Capek. No texto, o autor utilizava o termo “roboti” para se referir a trabalhadores em massa, sem alma ou sentimentos, sem conexão com a tecnologia. De acordo com historiadores, a mensagem era de crítica aos sistemas de trabalho forçado comuns na Europa Central.

A mascote do Mozilla Firefox não é uma raposa

Em inglês, a palavra fox quer dizer raposa, mas isso não significa que o nome do motor de pesquisa foi inspirado no animal. Na verdade, trata-se de um panda vermelho, mamífero com pelos vermelhos por todo o corpo. No entanto, o designer que fez o logo não utilizou referências do animal verdadeiro, o que ajudou a criar a confusão entre espécies.

Empresas de tecnologia testam vários produtos na Nova Zelândia

Alguns desenvolvedores de softwares costumam testar produtos e serviços na Nova Zelândia. Isto porque os habitantes do país têm um estilo de vida que se aproxima dos países ocidentais, além de falarem inglês e estarem isolados o suficiente para prevenir vazamentos. Empresas como Yahoo, Facebook e Microsoft, por exemplo, já fizeram testes no país.

Em 1956, um HD de 5 Mb pesava uma tonelada

O primeiro computador a contar com um disco rígido, ou HD (do inglês hard disk), parecido com os atuais foi lançado em 1956. Na época, a máquina da IBM apresentou uma grande inovação de tecnologia de armazenamento, com um disco de capacidade de 5 Mb. O equipamento pesava mais de uma tonelada e podia ser alugado pelo custo de US$ 3,2 mil por mês.

O computador foi inventado duas vezes

A invenção do computador pode ter surgido em dois momentos diferentes, dependendo do critério. Quando se fala de projetos de máquinas analíticas, ele foi inventado pelo britânico Charles Babbage. A partir da utilização de cartões perfurados, seria possível inserir dados e programas na máquina, que nunca foi concluída. Mais tarde, os seus estudos serviram de base para os trabalhos de outros pesquisadores, incluindo o húngaro John Von Neumann e o britânico Alan Turing.

A programação foi inventada por uma mulher

A britânica Augusta Ada King foi responsável por escrever um algoritmo, inspirada pela máquina de Baggage. A matemática e escritora encontrou os números de Bernoulli, utilizados no princípio matemático que traça a relação de velocidade de um fluido com pressão.

Os computadores já foram vendidos em bancas de jornal

O primeiro computador doméstico foi lançado em 1975, a partir da CPU Intel 8080. O modelo Altair 8800 era vendido na revista Popular Electronics, com peças soltas para que o próprio comprador pudesse montá-lo em casa.

O nome SPAM tem algumas origens diferentes

O termo SPAM refere-se a mensagens enviadas em massa, mas acabou por ganhar um sentido negativo com o tempo. A própria sigla também possui as duas interpretações já que pode significar tanto “Sending and Posting Advertisement in Mass” (enviar e postar anúncios em massa) ou “Stupid Pointless Annoying Messages” (mensagens estúpidas inúteis e irritantes).