CONCEITOS CHAVE DE MARKETING DIGITAL

CONCEITOS CHAVE DE MARKETING DIGITAL

Assim como cada especialização tem as suas especificidades, o Marketing Digital é um universo com os seus próprios termos. Antes de começar esse post, vamos explicar cada um desses principais conceitos.

PERSONA

Ao contrário das estratégias tradicionais, o Marketing Digital trabalha com o conceito de personas, que são perfis semifictícios, baseados nos seus consumidores reais, e que representam o seu comprador ideal. Desta forma, a marca conseguirá criar ações mais segmentadas e direcionadas para as pessoas certas, poupando tempo e dinheiro.

LEAD

Leads são oportunidades de negócio. São os contactos que, através de uma estratégia de Inbound Marketing, deixam as suas informações-chave para que você consiga identificar os seus compradores em potencial e nutri-los com informações relevantes até que eles estejam prontos para o momento da compra.

FUNIL DE VENDAS

O Funil de Vendas é a etapa pela qual uma pessoa passa durante o processo de compra, desde a compreensão de um problema, passando pela consideração de compra até à decisão.

CRM

O CRM (Customer Relationship Management) é um software responsável pela gestão eficaz do relacionamento de uma empresa com os seus potenciais e atuais clientes.

Entre as inúmeras funcionalidades que esse tipo de ferramenta apresenta, as principais são: o login de clientes, o registo das suas informações, preferências e últimos contactos realizados com a sua empresa e o controlo de follow-ups.

LANDING PAGE

Landing Pages são as páginas de capturas de leads, 100% focadas em conversão.

A ideia é que nessas páginas se ofereça um conteúdo ou material de valor e em troca os visitantes mais interessados deixem as suas informações de contacto e, com isso, se tornem leads de qualidade.

SEO

SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de pesquisa. São as ações que contribuem para melhorar o potencial de rankeamento de páginas e conteúdos, ajudando a cumprir os principais pré-requisitos exigidos pelas plataformas de pesquisa.

CMS

CMS significa Content Management System, ou seja, Sistema de Gestão de Conteúdos, não é nada mais do que uma ferramenta que possibilita a produção, edição e publicação de conteúdos no ambiente online sem a necessidade de conhecimentos técnicos em programação.

Desta forma, por meio de um CMS é possível criar sites e blogs de forma simplificada.

CTA

Os Calls to Action ou CTAs são botões que direcionam a ação que os seus utilizadores devem cumprir ao visitar uma página, para que continuem no fluxo do seu funil de vendas e cheguem ao momento de compra preparados para o consumo.

FLUXO DE NUTRIÇÃO

O Fluxo de Nutrição é um processo de automação de Marketing onde uma ação do utilizador é o gatilho para um fluxo de mensagens, geralmente por email, com o objetivo de o ajudar a passar pelo funil de vendas.