DICAS PARA APRENDER A PROGRAMAR

DICAS PARA APRENDER A PROGRAMAR

1 – Estude bastante lógica de programação

O primeiro passo para aprender a programar é entender sobre a lógica da programação. Sabemos que a vontade de começar a trabalhar com os códigos ou dominar uma linguagem é muito forte, mas sem o conhecimento da estrutura lógica de um sistema, não vai aprender a programar.

O desenvolvedor que saiba a lógica da programação possui um conhecimento acima da média, e não são vistos como pessoas que apenas “escrevem códigos”.

Quem perceber a lógica da programação fica realmente capacitado/a para criar sistemas diferenciados e corrigir programas bogados.

2 – Participe em bootcamps

Este é um desafio muito bom para desenvolvedores/as iniciantes, pois é uma forma excelente de ter experiência com problemas reais e práticos.

Além disso, irá envolver-se com trabalhos de grupo e poderá incluir esta experiência no seu CV, para que ele fique mais interessante e acelere uma primeira contratação.

3 – Dedique-se muito para dominar uma linguagem

Um dos principais diferenciais é a dedicação em aprender a programar, conhecendo profundamente a linguagem.

Não importa se optou por Java, C, C#, Javascript, Phyton, PHP, C++, entre outras sintaxes de programação. Se se tornar bom numa delas, o mercado estará à tua espera de braços abertos.

4 – Participe numa comunidade de programadores

Já conhece os seus futuros colegas de profissão? A comunidade é enorme e a maioria dos profissionais partilham do mesmo perfil, interesses e temas

5 – Aprender a programar é na prática

Tenha uma rotina de prática diária, inclusive para a solução de bugs, criação de laços, trabalho com variáveis diferentes e pratique bastante. Uma forma de tornar a aprendizagem mais estimulante é participar em desafios.

6 – Dedique-se para saber os fundamentos da programação

A vontade de aprender a programar é tão grande que muitos iniciantes não têm paciência para estudar os fundamentos da programação, como a lógica da programação e algoritmos.

É necessário ter uma base muito sólida sobre esses temas para aprender a programar de verdade e criar códigos bem estruturados e corretos no que se trata de sintaxe, declaração de variáveis, estrutura dos laços, uso dos dados e até mesmo editores de texto.

7 – Ensinar alguém também ajuda a aprender a programar

Praticar com mais de uma pessoa funciona muito bem para aprender a programar. E se o seu parceiro souber menos do que você, tente ensinar.

8 – Conheça os recursos online para aprender a programar

Existem vários recursos online que serão muito úteis para aprender a programar, faça uma pesquisa.

9 – Inicie os seus estudos pela lógica de programação

Os cursos para aprender programação são organizados de forma sistematizada e a lógica de programação é uma das primeiras disciplinas. Existem vários desafios para treinar o raciocínio lógico, antes mesmo de aprender uma linguagem. Faça este processo várias vezes até aprender como funcionam as estruturas básicas.

10 – Pratique com muitos exercícios para aprender a programar

Exercitar! Essa é a palavra-chave para quem está a querer aprender a programar. Quando estamos a fazer exercícios, identificamos os assuntos que compreendemos e aqueles que ainda precisamos de estudar mais.

11 – Não desanimar é um dos segredos do sucesso

Aprender a programar exige muito empenho e, certamente, encontrará vários desafios no seu caminho. O segredo é não desanimar e aprender um pouco mais a cada dia, de forma construtiva e contínua.