EMAIL MARKETING

EMAIL MARKETING

Email Marketing é o processo de enviar mensagens com fins comerciais para um grupo de contactos obtidos por uma empresa na internet.

Ele pode ser utilizado como método de fortalecimento da marca, vendas, comunicação com clientes e potenciais clientes.

O canal de mensagens direto com o usuário é uma ferramenta inigualável e pode trazer resultados muito efetivos. Inclusive, é possível segmentar as listas seguindo diversos fatores, como taxa de abertura dos emails, respostas, downloads de um material, entre outros.

Construindo uma lista de emails

O primeiro passo para uma boa estratégia de email marketing é construir uma lista de emails, ou seja, conquistar os contatos das pessoas que receberão o seu conteúdo. Como fazer isso?

  • Passo 1: escolher um bom software para gerir as suas listas;
  • Passo 2: criar uma oferta incrível, como uma newsletter, desconto ou conteúdo rico;
  • Passo 3: inserir formulários de inscrição dentro do seu site ou blog;
  • Passo 4: criar mensagens cativantes.

Tipos de email

Email é um canal de contacto com clientes e potenciais clientes, certo? Esse meio é uma forma bilateral de comunicação. Afinal, quem recebe emails pode respondê-los!

Por isso, existem diversos tipos de mensagem que pode enviar, cada uma com uma intenção diferente em relação aos seus leads.

1. Emails Informacionais

Esse tipo de mensagem tem o objetivo de passar uma informação relevante para os contactos.

Geralmente, esse tipo de email é mais curto, e procura enviar o máximo de informações o quanto antes. Se possível, no próprio título da mensagem.

2. Emails de Nutrição

Emails de nutrição são aqueles que influenciam o leitor a tomar uma ação específica no seu site ou blog.

Muitas vezes, o caminho do cliente pode demorar mais do que a marca gostaria. Por isso, a nutrição de leads pode acelerar esse processo e tornar a sua base mais preparada para o momento da compra.

Mensagens deste tipo também devem ser objetivas e levar o usuário da caixa de entrada para o seu domínio, oferecendo conteúdos que o levará a prosseguir no funil de vendas.

3. Emails Educacionais

Emails educacionais são muito úteis e deviam ser a maior parte do conteúdo que as marcas deviam enviar. Simplesmente porque conteúdo educacional é aquele focado em solucionar problemas e dúvidas.

No fundo, essa é a principal razão pela qual o usuário assina o seu conteúdo.

Utilize-o para enviar posts relevantes, materiais selecionados e conteúdos exclusivos.

4. Emails Transacionais

Este tipo de email é muito importante, e precisa de ser usado com sabedoria. Emails que sugerem uma transação ou oferta precisam de ser enviados de forma a que o recetor não perceba nenhum exagero.

Uma boa prática é manter a sua base de emails sempre limpa, apenas com usuários que realmente são considerados personas.

Além disso, emails transacionais devem ser focados na conversão do usuário, o que define o tom de voz da mensagem, um bom call to action e um link direto.

5. Newsletter

Newsletters são um tipo recorrente de mailing. Ao assiná-lo, o usuário espera que as suas mensagens cheguem com uma determinada frequência.