MÉTRICAS DE MARKETING DIGITAL

MÉTRICAS DE MARKETING DIGITAL

Uma das principais vantagens do Marketing Digital é ser mensurável. Assim, a possibilidade de documentar e avaliar as estratégias usadas permite uma compreensão da estratégia e a tomada de decisões baseadas em dados.

Antes da internet, provar o valor de uma ação de marketing era bem mais difícil. A falta de conhecimento motiva a más decisões.

E, para não cometê-las e extrair o melhor de todos os esforços, definir parâmetros de mensuração é essencial.

Listamos algumas das mais importantes métricas de marketing:

  • Visitantes Únicos: qual é o número de pessoas que acedem à página. Cada visitante é contado apenas uma vez dentro do período de tempo indicado;
  • Sessões: é o conjunto de interações, tal como as visualizações de página e cliques, que um mesmo utilizador executa num certo período;
  • Tráfego Orgânico e Pago: representa a quantidade de sessões que são originadas de motores de pesquisa e campanhas pagas;
  • Taxa de Rejeição: é a percentagem de utilizadores que realizam apenas uma visita, sem concretizar outras interações, como cliques e visualizações de páginas;
  • Taxa de Conversão: é a percentagem resultante entre o número de visitas e o número de conversões realizadas;
  • Links Externos: é o volume e a qualidade de links vindos de outros domínios que direcionam para o site ou blog.