VANTAGENS DO MARKETING DIGITAL

VANTAGENS DO MARKETING DIGITAL

O Digital mudou a forma de como fazer Marketing, e para melhor, tanto para empresas como para consumidores.

Existem diversas vantagens que podem representar economia para ambos, além de estreitar as relações entre o público e as marcas.

Interatividade

Uma das principais razões pelas quais o Marketing Digital é cada vez mais adotado em relação aos canais tradicionais, sobretudo os canais offline, é a interatividade com o público. O foco não está mais no produto e sim na experiência do usuário no seu processo de compra.

As empresas fazem campanhas, publicações e ações e, do outro lado, os consumidores podem interagir, opinar e indicar para outras pessoas apenas com alguns cliques, aumentando o engajamento com as marcas, bem como as exigências do público. Desta forma, é necessário cada vez mais melhorar a forma de falar com o público.:

Análise e Mensuração

Pode-se dizer que, até a chegada da internet, muito dinheiro foi gasto em ações ineficientes! Afinal, se não consegue medir se um cliente foi convencido pela sua ação de marketing a comprar um produto ou serviço, é difícil dizer se a sua estratégia é efetiva.

No mundo do marketing digital, a obtenção e análise de dados é uma etapa fundamental para a melhoria contínua da sua estratégia.

Felizmente, hoje, absolutamente tudo deve ter o seu retorno comprovado. Métricas como o Retorno sobre o Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC) podem (e devem!) ser analisadas em tempo real.

Assim, as empresas podem identificar falhas rapidamente, colocando melhorias em prática. Isso era impensável há bem pouco tempo.

Mais oportunidades para as empresas

Além de tudo isto, a diminuição das distâncias literalmente entre empresas e clientes ajudou e muito. Afinal, hoje, mesmo as pequenas marcas podem fazer boas campanhas e atrair consumidores do outro lado da cidade, do país e do mundo.

Com isso, os consumidores ganham. Eles têm mais oportunidades de conhecer empresas com as quais se identificam. O mesmo vale para as empresas que podem criar um bom posicionamento online, aumentando as suas oportunidades de venda de diferentes formas.

Direcionamento

Um dos diferenciais do Marketing Digital é que as empresas conseguem fazer ações para atrair e conquistar as pessoas certas! Ou seja, aquelas que realmente têm o perfil ideal para consumir produtos/serviços da sua empresa.

Isso é um grande benefício porque, além de economizar dinheiro — afinal deixa de gastar muito dinheiro com pessoas que não têm interesse nos seus produtos e serviços através da segmentação —, passa a conhecer melhor o seu público, tornando-se cada vez mais especialista em conquistá-lo.

Esse é o segredo por trás do valor real do Marketing Digital, e está revelado para qualquer um colocar em prática.