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Dicas para aumentar as tuas vendas em 2023

Em tempos de crise é necessário reinventar.
Para conseguires aumentar as tuas vendas e manter o teu negócio sustentável, é necessário rever alguns passos importantes e aprimorar a estratégia para 2023. Conhecer os teus consumidores, a tua concorrência e as melhores técnicas para impulsionar as tuas vendas são só alguns passos.

1. Analisa o comportamento do teu público-alvo

Definir o público-alvo é um dos primeiros passos que deves dar se estas a criar uma marca. Contudo, o comportamento dos consumidores transforma-se com o passar do tempo. Assim, outro detalhe importante para analisares é o que os teus potenciais clientes têm procurado na internet atualmente.

2. Observa a concorrência

Será que as lojas do teu nicho de mercado estão a abaixar ou aumentar os preços? Fazer a análise da concorrência pode parecer um pouco invasivo, mas é essencial para criares uma estratégia mais competitiva.

Observa os tipos de vendas que realizam, a configuração dos sites, os preços e as promoções, tal como as páginas de checkout. Se possível, simula compras para testar e entender melhor as formas de pagamento e de entrega que são disponibilizadas.
Este tipo de acompanhamento ajuda-te a pensar “fora da caixa” e a compreender quais as necessidades do teu público-alvo e como as podes desenvolver.

3. Cria uma estratégia de preços

Garante que a tua loja chega ao custo ideal de cada produto, tendo como base o equilíbrio entre o valor da oferta com relação aos concorrentes e as tendências dos clientes.

4. Reavalia os processos internos e comerciais

Para teres uma estratégia de vendas de sucesso, é importante estares focado e teres os processos internos bem alinhados. Por isso, deves reavaliar todos os paços de compra do cliente, desde o primeiro contacto com a tua loja online até que ele recebe o produto em casa.

5. Cria proximidade entre o teu produto e o cliente

Apesar de estarem cada vez mais presentes na vida das pessoas, as lojas online ainda geram receio e desconfiança a alguns consumidores. E o principal motivo para isso é a falta de contacto com o produto antes da decisão de compra. Por isso, é importante que tu aproximes o teu produto do cliente que está prestes a comprá-lo.

Uma dica simples para fazeres isso é aprimorares as tuas fotos e a descrição de cada produto que tu vais vender na tua loja. Tenta dar o máximo de detalhes possíveis, como dimensões, material, fabricante, entre outras coisas.
Vê o exemplo da nossa cliente Arte dos Pontinhos.

6. Oferece diferentes formas de pagamento

Ter várias formas de pagamento é sempre uma opção bem vista pelos clientes o que proporciona um aumento de vendas significativo, uma vez que isso passa a sensação de mais autonomia durante o processo de compra pela internet. Nesse sentido, se ofereceres diferentes meios de pagamento pode influenciar diretamente na tua taxa de conversão.

7. Marketing digital

Podes fazer ações de marketing através de diversos meios tais como blogs, e-mail marketing, redes sociais. Nas redes sociais podes dar ares à tua imaginação e criares vídeos, imagens com um copy apelativo.
Não te podes esquecer que o principal objetivo disto tudo é captar o interesse do teu público-alvo e posicionar a tua loja online.
Pode sempre falar com um profissional.

8. Utiliza técnicas de venda

Para aumentares as vendas da tua loja online, existem técnicas de vendas, como a cross-selling e a upselling.
Cross-selling — ou “venda cruzada” — é quando ofereces ao cliente produtos relacionados ao que ele deseja comprar. Por exemplo, se umas sapatilhas forem adicionadas ao carrinho, podes sugerir uns calções e umas meias para combinarem.
Contudo, lembre-te que, para fazer efeito, é importante que os produtos complementares tenham valores mais baixos que o principal. Criar promoções especiais para esses conjuntos também pode ser uma boa opção.

9. Não te esqueças dos gatilhos mentais

Gatilhos mentais são comportamentos adotados pelo ser humano quando estes é exposto a determinadas situações, imagens, sons e textos. Na psicologia do consumo, eles são utilizados para estimular o desejo de compra no consumidor. Alguns exemplos são os gatilhos mentais de prova social, de urgência e escassez.
O primeiro relaciona-se a comentários positivos para impulsionar novas vendas. Uma maneira eficaz é dar a conhecer a opinião dos clientes já fidelizados nas tuas redes sociais e na página inicial da tua loja ou mesmo no teu produto. Esse tipo de ações gera mais confiança nas pessoas que estão pela primeira vez a interagir com a tua loja.
Já os gatilhos mentais de urgência e escassez são muito utilizados para gerar a necessidade de compra no consumidor e ambos estão diretamente relacionados à questão do tempo. Por exemplo, uma promoção que dura somente até o fim do mês ou a edição limitada de um determinado produto.

Esperamos que estas dicas sejam uteis e que 2023  seja o ano em que o teu negócio dá o salto.

Caso tenhas duvidas ou não saibas bem como aplicar estas estratégias, fala connosco

Criamos uma estratégia.

Desenvolvemos a tua Loja Online.

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