Dicas para aumentar as tuas vendas em 2023
Para conseguires aumentar as tuas vendas e manter o teu negócio sustentável, é necessário rever alguns passos importantes e aprimorar a estratégia para 2023. Conhecer os teus consumidores, a tua concorrência e as melhores técnicas para impulsionar as tuas vendas são só alguns passos.
1. Analisa o comportamento do teu público-alvo
2. Observa a concorrência
Será que as lojas do teu nicho de mercado estão a abaixar ou aumentar os preços? Fazer a análise da concorrência pode parecer um pouco invasivo, mas é essencial para criares uma estratégia mais competitiva.
Observa os tipos de vendas que realizam, a configuração dos sites, os preços e as promoções, tal como as páginas de checkout. Se possível, simula compras para testar e entender melhor as formas de pagamento e de entrega que são disponibilizadas.
Este tipo de acompanhamento ajuda-te a pensar “fora da caixa” e a compreender quais as necessidades do teu público-alvo e como as podes desenvolver.
3. Cria uma estratégia de preços
4. Reavalia os processos internos e comerciais
Para teres uma estratégia de vendas de sucesso, é importante estares focado e teres os processos internos bem alinhados. Por isso, deves reavaliar todos os paços de compra do cliente, desde o primeiro contacto com a tua loja online até que ele recebe o produto em casa.
5. Cria proximidade entre o teu produto e o cliente
Apesar de estarem cada vez mais presentes na vida das pessoas, as lojas online ainda geram receio e desconfiança a alguns consumidores. E o principal motivo para isso é a falta de contacto com o produto antes da decisão de compra. Por isso, é importante que tu aproximes o teu produto do cliente que está prestes a comprá-lo.
Uma dica simples para fazeres isso é aprimorares as tuas fotos e a descrição de cada produto que tu vais vender na tua loja. Tenta dar o máximo de detalhes possíveis, como dimensões, material, fabricante, entre outras coisas.
Vê o exemplo da nossa cliente Arte dos Pontinhos.
6. Oferece diferentes formas de pagamento
7. Marketing digital
Podes fazer ações de marketing através de diversos meios tais como blogs, e-mail marketing, redes sociais. Nas redes sociais podes dar ares à tua imaginação e criares vídeos, imagens com um copy apelativo.
Não te podes esquecer que o principal objetivo disto tudo é captar o interesse do teu público-alvo e posicionar a tua loja online.
Pode sempre falar com um profissional.
8. Utiliza técnicas de venda
Cross-selling — ou “venda cruzada” — é quando ofereces ao cliente produtos relacionados ao que ele deseja comprar. Por exemplo, se umas sapatilhas forem adicionadas ao carrinho, podes sugerir uns calções e umas meias para combinarem.
Contudo, lembre-te que, para fazer efeito, é importante que os produtos complementares tenham valores mais baixos que o principal. Criar promoções especiais para esses conjuntos também pode ser uma boa opção.
9. Não te esqueças dos gatilhos mentais
O primeiro relaciona-se a comentários positivos para impulsionar novas vendas. Uma maneira eficaz é dar a conhecer a opinião dos clientes já fidelizados nas tuas redes sociais e na página inicial da tua loja ou mesmo no teu produto. Esse tipo de ações gera mais confiança nas pessoas que estão pela primeira vez a interagir com a tua loja.
Já os gatilhos mentais de urgência e escassez são muito utilizados para gerar a necessidade de compra no consumidor e ambos estão diretamente relacionados à questão do tempo. Por exemplo, uma promoção que dura somente até o fim do mês ou a edição limitada de um determinado produto.
Esperamos que estas dicas sejam uteis e que 2023 seja o ano em que o teu negócio dá o salto.
Caso tenhas duvidas ou não saibas bem como aplicar estas estratégias, fala connosco.
Posts Relacionados
- megatic
- 26 de Outubro, 2022
Presença Megatic – Inova PME
Export PT e o Inova PME são dois projectos do Nerba, Associação Empresarial do Distrito ..
- megatic
- 28 de Junho, 2022
Porque deves investir no Marketing Digital
47,2% das empresas Portuguesas aumentaram, de 2020 para 2021, o investimento em marketing digit ..