Existe um cenário que se repete inúmeras vezes quando alguém que já conhece o termo Marketing de Conteúdo, pergunta “Sabes o que é Marketing de Conteúdo?” do outro lado a resposta que ouvimos é “Isso não é uma espécie de Publicidade?”.
Pois, de facto Marketing de Conteúdo e Publicidade não são a mesma coisa e daí é muito importante que se saiba distinguir entre os dois conceitos.
Marketing de Conteúdo não é Publicidade
Quando falamos de Marketing de Conteúdo, falamos em possuir canais próprios e controlar o que é publicado e como é publicado. Os meios próprios podem ser um blog, redes socias ou uma newsletter. Já quando nos referimos a Publicidade, estamos a falar em adquirir espaço publicitário em meios de outrem de modo a chegar à audiência desses meios.
Na Publicidade a prioridade é falar da marca algo que não acontece no Marketing de Conteúdo. Pelo contrário, o foco está no público-alvo e em transmitir conteúdo útil que consiga satisfazer as necessidades e resolver os problemas dos consumidores. Torna-se de tal forma atrativo que o próprio consumidor queira consultar esses conteúdos. Acresce que é uma forma de a marca e os consumidores criarem uma relação.
A Publicidade e o Marketing de Conteúdo, quando conjugados, oferecem vantagens para o sucesso das empresas. Embora sejam inúmeras vezes comparadas, as duas estratégias são bastantes semelhantes e funcionam como um só pois se uma falha a outra consequentemente será afetada. O Marketing de Conteúdo é muito mais amplo que a Publicidade, ambos estão conectados, contudo apresentam características muito distintas um do outro.
Resumindo, o Marketing de Conteúdo é o método de planear o antes, o durante e o depois do processo de vendas, por outro lado, a Publicidade é uma forma de estimular o cliente a realizar a compra.