fbpx

Navega de Forma Anónima

Se quiseres ter uma navegação online mais despreocupada, sem que estejas a ser controlado pelo teu fornecedor de Internet (ou por outros olhares indiscretos), segue as nossas dicas para mudar os servidores DNS, usar uma VPN e utilizar um browser anónimo.

O nosso fornecedor de internet (ISP) pode saber tudo sobre os nossos hábitos online: que sites visitamos, que ficheiros descarregamos, aquilo que procuramos e o lugar a partir do qual nos ligamos à Web. Para teres uma experiência mais anónima, sem que haja este tipo de controlo, há algumas coisas que podes mudar no teu computador e outras a adoptar. DNS e VPN  vão ser as tuas novas aleadas  se quiseres mesmo esconder a tua vida online do teu fornecedor de serviço de internet.

1. Alterar o servidor DNS padrão

Vamos começar pela solução mais fácil e eficaz: mudar os servidores DNS (Domain Name Service). Sempre que escreves um endereço Web no browser, o DNS do teu ISP “procura” o endereço IP que lhe está ligado, para que o site correspondente possa ser aberto. Este servidor DNS é atribuído de forma automática quando começas a usar os serviços do teu fornecedor de Internet, com o router. Contudo, não há nada que nos obrigue a usar o servidor DNS padrão de um ISP, pelo que podemos usar outros, que muitas vezes são mais rápidos e seguros.

Como posso alterar?

  1. Para mudares manualmente para outro servidor DNS no Windows 10, entra em ‘Definições’ > ‘Rede e Internet’ > ‘Alterar opções do adaptador’.
  2. Clica com o botão direito do rato no teu adaptador de rede (que aparece como ‘Activado’), escolha ‘Propriedades’ > ‘Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)’ e clica no botão ‘Propriedades’. Marca a opção ‘Utilizar os seguintes endereços de servidor DNS’ e usa duas das nossas sugestões.

Cloudflare: 1.1.1.1 e 1.0.0.1

DNS públicos da Google: 8.8.8.8 e 8.8.4.4

OpenDNS: 208.67.222.222 e 208.67.220.220

3. Clica em ‘OK’ para confirmares e reinicia o teu PC para que os novos DNS fiquem ativos.

2. Ligua a opção DNS-over-HTTPS teu Browser.

Os sites HTTPS (com protocolo Hypertext Transfer Protocol seguro) encriptam dados como palavras-passe, detalhes pessoais e pesquisas, para que não possam ser recolhidos por terceiros, incluindo os ISP. Contudo, o teu ISP ainda pode ver quais os sites HTTPS que visitas. Firefox, Chrome e Edge têm uma funcionalidade que pode resolver este problema de privacidade – só precisas de garantir de que está ligada. O chamado ‘DNS-over-HTTPS’ encripta os pedidos DNS que o teu browser faz quando entra em sites, o que torna a identificação de sites mais difícil (mas não impossível) por parte do seu ISP.

Como fazer isso no chrome?

Acede a ‘Definições’ > ‘Privacidade e segurança’ > ’Avançadas’. Confirma se ‘Utilizar o DNS seguro’ está ligado e se a opção ‘Com o teu fornecedor de serviços actual’ está activa; contudo, tem atenção ao aviso ‘O DNS seguro pode não estar sempre disponível ‘.

3. Navega com uma VPN

Usar uma VPN é a forma mais eficaz de esconderes a tua actividade online de um ISP. Apesar de serem mais usadas para mudar a nossa localização de acesso à Internet (por exemplo, fazer com que os sites “pensem” que estamos a aceder do Canadá e não de Portugal), também encriptam a ligação à Internet para que ninguém possa ver o que estamos a fazer online – incluindo o nosso ISP.

Usar uma VPN é totalmente legal, mas a maioria dos serviços são pagos, no entanto existem opções gratuitas, que fornecem trafego até 10Gb por mês.

Fica a saber tudo sobre VPN através deste link.

4. Utiliza o browser Tor

Caso pretendas uma solução fora da caixa, mas um pouco mais lenta. Podes recorrer ao browser anónimo Tor. Este navegador baseia-se no Firefox, mas usa uma rede proprietária para encriptar a navegação, mudar a localização e bloquear todos os rastreadores online. Não é necessário fazer qualquer tipo de configuração, apenas é necessário escrever o endereço e começar a usar como se fosse um navegador normal.
Mesmo assim, o nosso ISP vai saber que estamos a usar o Tor para navegar na Internet – a melhor maneira de evitar isto é ligar uma VPN, em simultâneo. Contudo,  há um preço a pagar. A ligação vai ser lenta e nem todos os sites vão funcionar.

Mantém os teus dados seguros e implementa algumas das nossas dicas. 

Lo quiero ahora!
1
Vamos a hablar?
¿Estás listo para impulsar tu negocio?
¿Hablemos?