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Como divulgar um produto na internet

Muitas pessoas acreditam que criar ou divulgar um ótimo produto é suficiente para conseguir fazer várias vendas online.
Se pensas o mesmo, fica a saber que para aumentar a tua taxa de conversão, não basta que o teu produto seja bom. Precisas de analisar e conhecer as melhores estratégias para anunciá-lo e torná-lo atrativo para os teus seguidores.
Estas preparado?

Queres saber a melhor forma de divulgar um produto na internet e os erros que tu deves evitar, acompanha este post até ao final.

Porque deves investir numa boa estratégia de divulgação?

Se vendes produtos, além de ter qualidade e ser algo fantástico, é fundamental que invistas numa boa estratégia de divulgação.

Afinal, essa é a melhor maneira de tornar os teus produtos conhecidos e, assim, conquistares mais vendas e clientes.

Se o teu produto não é divulgado, como é que queres que os teus clientes saibam que ele existe? Como vais fazer as tuas vendas? Se não tiveres resposta para estas perguntas, será muito difícil alcançar o teu objetivo.

Tens de perceber que a criação de um produto é apenas a etapa inicial. A partir daí, é preciso divulgá-lo e fazer com que mais pessoas saibam que ele existe. Isso também vai possibilitar que o público conheça os benefícios e características oferecidas por ele.

Portanto, se tu possuis um negócio e queres ter bons resultados com ele, é muito importante que tu saibas como divulgar os teus produtos e, também, como funciona o processo de vendas.

Como funciona o processo de vendas?

O processo de vendas resume-se em 3 etapas:

  • Pré-venda: processo de planeamento para a venda que tu pretendes fazer.
  • Venda: etapa de análise dos canais de comunicação que tu vais utilizar para comunicar com o  teu cliente, oferecer o teu produto, formas de pagamento e finalmente como vais entregar o produto.
  • Pós-venda: envolve a entrega do produto, suporte, atendimento e fidelização do cliente.

Como divulgar um produto na internet?

Atualmente, existem diversas maneiras para divulgar um produto na internet. E isso pode ser feito por meio de uma página de vendas, das redes sociais ou sites e blog, por exemplo.

Contudo, para obter resultados satisfatórios, é necessário um bom planeamento, além de investir em ótimas estratégias.

Por exemplo, se tu simplesmente divulgares o teu produto de qualquer jeito, dificilmente terás o retorno que esperas.

A seguir, separamos os principais caminhos para divulgares um produto na internet. Assim, tu poderás conhecê-los, entendê-los e utilizá-los no teu negócio.

1. Crie uma página de vendas focada em conversão

Alguns Compradores ainda têm dificuldade de entender que o produto digital é disponibilizado apenas pela internet. Por isso, tu precisas de aplicar essas e outras informações na tua página de vendas, de modo a que fica de fácil perceção.

2. Esteja presente nas redes sociais

Além da tua página de vendas, as redes sociais são as tuas grandes aliadas na divulgação do teu produto digital.

Mas atenção: apesar de existirem redes sociais diferentes, é importante entenderes que nem todas são fundamentais para o teu produto.

Por isso, após um estudo cuidadoso do teu negócio e da tua persona, tu podes analisar e decidir quais são mais adequadas para a tua estratégia.

De nada adianta divulgares o teu produto numa rede social que o teu público não utiliza.

3. Oferece materiais gratuitos para educar e encantar o público

Diferentemente dos blogs, que são materiais mais objetivos e simples de consumir, materiais ricos são conteúdos mais completos, detalhados e, na maioria dos casos, possuem um maior tempo de validade.

A grande diferença deles, neste caso, é que podem ajudar-te a vender  o teu produto, uma vez que demonstram o teu nível de conhecimento num determinado assunto.

Entre os materiais ricos, o e-book é um dos mais populares, já que pode ser lido a qualquer hora do dia e a partir de qualquer dispositivo móvel.

Já as videoaulas e screencasts, por exemplo, são boas opções para fazer tutoriais, pois podem dispor de recursos audiovisuais que facilitam o entendimento do interlocutor.

5 erros para evitar na hora de divulgar produtos digitais

Conhecer as melhores estratégias para divulgar um produto na internet é o primeiro passo. Agora, vamos dizer-te alguns dos erros que precisas de evitar para não prejudicar a tua estratégia de marketing digital.

1. Focar no preço e não na transformação

Quando tu vendes um produto, é fundamental mostrar como ele vai ajudar os compradores, ou seja, qual problema ou dor ele vai resolver.

Por isso, tem em mente que na hora de divulgar os teus produtos, é importante que te foques  na transformação que vai proporcionar aos clientes, não no preço.

2. Não ter uma persona definida

Como viste ao longo deste artigo, a persona é um elemento essencial para qualquer ação e estratégia de divulgação. Afinal, ela representa o teu cliente ideal, que é a pessoa a quem queres vender os teus produtos.

Por isso, outro erro que tu não deves cometer ao divulgar produtos digitais é não ter uma persona definida.

3. Não ter uma estratégia de marketing bem definida

Sem objetivos escaláveis e bem definidos, é impossível traçar metas alcançáveis e estabelecer ações consistentes e alinhadas com um resultado esperado.

Portanto, antes de fazeres qualquer tipo de investimento, faz uma análises e também planeia quais serão as tuas ações e estratégias de marketing.

4. Não acompanhar as métricas certas

Com um bom planeamento, tu estarás no caminho certo para divulgar os teus produtos digitais de forma eficiente. Mas como podes saber se a tua estratégia está a dar frutos? 

Aqui,  entram as métricas de vendas. Com elas, consegues analisar o que está correr bem e o que pode ser melhorado e otimizado em tua estratégia.

5. Não focar no cliente

Por fim, como quinto erro, não podemos deixar de falar sobre customer experience. Afinal, a experiência do utilizador é um fator fundamental para teres sucesso em qualquer estratégia de divulgação atualmente.

Então, antes, durante e depois de uma venda, não deixes de te focar na experiência do cliente com a tua marca. Oferece um bom atendimento e fica disponível caso apareçam dúvidas e reclamações, dando todo o suporte necessário.

Parabéns !!  Já sabes que existem diversas maneiras de divulgar um produto na interne e os erros que podes cometer.
Agora é só aplicar aquilo que foi abordado.

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