Desenvolve o teu plano de Marketing
- megatic
- 22 de Abril, 2022
- Marketing Digital
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No mundo atual, com mais de 3,7 bilhões de pessoas com acesso à internet, não nos resta dúvidas de que uma estratégia de marketing digital é imprescindível para que as empresas tenham contacto com o seu público.
Para ter sucesso neste mundo cada vez mais digital, as empresas necessitam de desenvolver uma boa estratégia e fazer uma pesquisa de mercado, o chamado de benchmarking.
Benchmarking
O benchmarking é o processo através do qual aprendemos observando a nossa concorrência, com o objetivo de compreendermos melhor o nosso próprio negócio. Isso pode ser feito mediante a análise das suas conquistas ou erros, que práticas adotaram, que ferramentas utilizaram ou que estilo de comunicação foi utilizado ( imagens, vídeos, posts …).
Atinge melhores resultados
1) Faz uma análise estratégica
É importante pesquisar os teus concorrentes diretos e indiretos, e quais os resultados orgânicos e pagos que surgem na pesquisas das suas palavras-chave.
2) Defina as suas personas
A partir das tuas ofertas, da tua proposta de valor e da análise efetuada na etapa anterior, estás pronto para desenvolver as tuas personas. Personas são personagens ou avatares criados para ajudar a tua empresa a compreender melhor o cliente. Elas detalham o teu cliente ideal, aquela pessoa perfeita para comprar o teu produto ou serviço.
Cria um nome, idade, profissão e descreve o dia a dia da persona. Cria uma história, se necessário, com hábitos diários, profissionais e pessoais. Faz uma pesquisa sobre os seus comportamentos e tendências, e descobre as suas dores e soluções para os seus problemas. Ao entenderes as suas necessidades, consegues entender o que podes oferecer como mais valia.
O que não pode faltar para definir as tuas personas:
- Nome
- Idade
- Profissão
- Área de atuação
- Informações pessoais
- Hábitos diários e de compra
- Comportamento online
- Comportamento offline
- Objetivos
- Desafios
- Problemas
- Necessidades
3) Define objetivos
Agora estás pronto! Conheces o teu público, estás atento ao mercado, e acompanhas as tendências. Chegou o momento de definir os objetivos para as tuas campanha e conteúdo digital.
Podes criar objetivos diferentes para cada plataforma, mas é importante definir o principal objetivo da campanha. Na maioria das vezes, ajudará a empresa a atingir as suas metas.
4) Define estratégias e planos de ação
Deves considerar os seguintes pontos :
- Revisão do site ou loja virtual: responsividade, versão mobile, experiência do utilizador
- SEO
- Links patrocinados e demais anúncios
- Marketing de conteúdo
- Automação de marketing
- Redes Sociais e Influencers
Na maioria das vezes, são desenvolvidas estratégias específicas para atração, conversão, fidelização, evangelização, relacionamento.
Para cada estratégia, desenvolve um plano de ação geral e detalhado, contendo todas as iniciativas, prazos e responsáveis.
5) Define a monotorização
Parabéns !!! Chegaste ao ultimo passo! Estás satisfeito? Mas não é tudo. Sabias que avançamos cerca de 30% do trabalho a ser realizado. Ainda há muito a fazer! Antes da execução, é importante definir como a monotorização será realizada, para que possas acompanhar os resultados de cada uma de suas campanas. Para o plano de monotorização, é importante definir:
- Métricas
- Metas de sucesso para as métricas
- Ferramentas, prazos, formas, responsáveis
Existem diversas ferramentas disponíveis para a monotorização no mercado.
Ainda tens duvidas, não sabes por onde começar ou mesmo após aplicares todas as estratégias não tens visibilidade?
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