fbpx

Desenvolve o teu plano de Marketing

No mundo atual, com mais de 3,7 bilhões de pessoas com acesso à internet, não nos resta dúvidas de que uma estratégia de marketing digital é imprescindível para que as empresas tenham contacto com o seu público.
Para ter sucesso neste mundo cada vez mais digital, as empresas necessitam de desenvolver uma boa estratégia e fazer uma pesquisa de mercado, o chamado de benchmarking.

Benchmarking

O benchmarking é o processo através do qual aprendemos observando a nossa concorrência, com o objetivo de compreendermos melhor o nosso  próprio negócio. Isso pode ser feito mediante a análise das suas conquistas ou erros, que práticas adotaram, que ferramentas utilizaram ou que estilo de comunicação foi utilizado ( imagens, vídeos, posts …).

Atinge melhores resultados

1) Faz uma análise estratégica

Uma boa análise estratégica é uma  peça fundamental para a tua estratégia. Através da análise, é possível entender o mercado, a movimentação de atuais e potenciais concorrentes , o comportamento do público, entre ameaças e oportunidades verificadas.
É importante pesquisar os teus concorrentes diretos e indiretos, e quais os resultados orgânicos e pagos que surgem na pesquisas das suas palavras-chave.

2) Defina as suas personas

A partir das tuas ofertas, da tua proposta de valor e da análise efetuada  na etapa anterior,  estás pronto para desenvolver as tuas personas. Personas são personagens ou avatares criados para ajudar a tua empresa a compreender melhor o cliente. Elas detalham o teu cliente ideal, aquela pessoa perfeita para comprar o teu produto ou serviço.

Cria um nome, idade, profissão e descreve o dia a dia da persona. Cria uma história, se necessário, com hábitos diários, profissionais e pessoais. Faz uma pesquisa sobre os seus comportamentos e tendências, e descobre as suas dores e soluções para os seus problemas. Ao entenderes as suas necessidades, consegues entender o que podes oferecer como mais valia.

O que não pode faltar para  definir as tuas personas:

  • Nome
  • Idade
  • Profissão
  • Área de atuação
  • Informações pessoais
  • Hábitos diários e de compra
  • Comportamento online
  • Comportamento offline
  • Objetivos
  • Desafios
  • Problemas
  • Necessidades

3) Define objetivos

Agora estás pronto! Conheces o teu público, estás atento ao mercado, e acompanhas as tendências. Chegou o momento de definir os objetivos para as tuas campanha e conteúdo digital. 

Podes criar objetivos diferentes para cada plataforma, mas é importante definir o principal objetivo da campanha. Na maioria das vezes, ajudará a empresa a atingir as suas metas.

4) Define estratégias e planos de ação

Deves considerar os seguintes pontos :

  1. Revisão do site ou loja virtual: responsividade, versão mobile, experiência do utilizador
  2. SEO
  3. Links patrocinados e demais anúncios
  4. Marketing de conteúdo
  5. Automação de marketing
  6. Redes Sociais e Influencers

Na maioria das vezes, são desenvolvidas estratégias específicas para atração, conversão, fidelização, evangelização, relacionamento.

Para cada estratégia, desenvolve um plano de ação geral e detalhado, contendo todas as iniciativas, prazos e responsáveis.

5) Define a monotorização

Parabéns !!! Chegaste ao ultimo passo! Estás satisfeito? Mas não é tudo. Sabias que avançamos cerca de 30% do trabalho a ser realizado. Ainda há muito a fazer! Antes da execução, é importante definir como a monotorização será realizada, para que possas acompanhar os resultados de cada uma de suas campanas. Para o plano de monotorização, é importante definir:

  • Métricas
  • Metas de sucesso para as métricas
  • Ferramentas, prazos, formas, responsáveis


Existem diversas ferramentas disponíveis para a monotorização no mercado.

Ainda tens duvidas, não sabes por onde começar ou mesmo após aplicares todas as estratégias não tens visibilidade

Fala connosco!

Quero Já!
1
Vamos Falar?
Estás pronto para impulsionar o teu negócio?
Vamos falar?