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 Posicionamento de marca

O posicionamento de marca é o elemento central do sucesso, sustentabilidade e permanência de um negócio em qualquer área.

Para compreendermos o que é posicionamento de marca e entendermos a sua importância para as empresas que desejam tornar-se competitivas no mercado, é preciso saberes alguns conceitos como marca e branding.

O que é branding e marca?

Marca é o símbolo que, por si só, faz com que qualquer pessoa saiba do que se trata, passando também todo um conceito, experiência e valores que envolve o produto, serviço ou organização.

Branding, é uma estratégia referente ao processo de construção de uma marca e da imagem da marca em si, procurando evidenciar e fortalecer o poder dessa  marca, como também agregar valor.

O branding tem o objetivo de influenciar no comportamento dos consumidores, associando emoções, características e sentimentos ao negócio e à relação entre essa marca e ao público.

O que é posicionamento de marca?

Podemos dizer que posicionamento de marca é o processo contínuo de colocar a tua marca na mente de teu público alvo.

Um posicionamento de marca eficaz pode ser definido como o grau em que uma marca é sentida como positiva, única e confiável na mente dos consumidores.

Por meio do posicionamento de marca  fazes com que os valores compartilhados sejam a principal razão para o público se interesse pela tua  marca. As vantagens e as diferenças oferecidas têm de ser relevantes para o público que se pretende atingir.

Cria um forte posicionamento de marca

Antes de mais nada, para que sua marca tenha um posicionamento de sucesso, você precisa identificar:

  • quem é teu público-alvo;
  • o que o teu produto/serviço pode proporcionar ao teu cliente;
  • qual o posicionamento atual de tua marca;
  • qual o teu diferencial em comparação à concorrência;
  • identificar o que torna a tua marca especial.
Para garantires que tudo corre como planeado é essencial:
1. Pesquisa

Avalia os teus concorrentes e tenta compreender como  a tua empresa, produto ou serviço, está posicionado em relação a eles.

2. Autenticidade

O posicionamento da tua marca será o reflexo do que tu queres que as pessoas pensem em relação à tua empresa.

3. Faça sempre ajustes

Sempre que possível e necessário, faz ajustes para que a tua marca se mantenha sempre em alta e na cabeça dos teus consumidores.

Caso percebas que há alguma falha na comunicação ou um feedback não satisfatório, resolve de imediato. Um cliente não satisfeito pode jogar por terra todo o teu trabalho.

Alguns exemplos de sucesso

Coca-Cola

A marca foi uma das primeiras a posicionar-se como uma experiência e não como um simples produto. As suas campanhas remetem à felicidade e alegria. É inegável o que o posicionamento de marca fez com a empresa e o seu negócio.

Nike

Expresso pelo icônico “Just Do It”, a Nike investiu no conceito de “atitude”.

A empresa firmou-se com uma referência no desporto para aqueles que procuram um estilo de vida mais ativo e atlético e procuram por qualidade superior e um design exclusivo.

O posicionamento de marca é, geralmente, um projeto alinhado ao Branding de uma empresa. Por isso, não deve ser esquecido ou deixado de lado, mas sim, reforçado com ações constantemente direcionadas para estimulá-lo.

Independentemente do teu segmento de mercado e do teu nível de visibilidade, precisas de continuar desenvolver estratégias e a adotar meios que conectem o utilizador  com o teu negócio e que o tornem na 1º opção de escolha.

Quando se trata de posicionamento, nunca podes tirar o pé do acelerador!

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