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O que é SEO?

Hoje em dia quem quiser saber mais sobre Marketing Digital pergunta: o que é efetivamente SEO?
Afinal, quem não deseja aparecer nas primeiras posições da busca orgânica do Google?
SEO é o conjunto de estratégias de otimização de sites, blogs e páginas da web que visa melhorar o seu posicionamento nos resultados orgânicos das pesquisas efetuadas por um utilizador.
A abreviatura de SEO significa Search Engine Optimization, numa tradução literal para português equivale a Optimização para os Motores de Pesquisa.

Porque é tão importante melhorar as posições nos motores de busca?

Dificilmente um utilizador vai para a 2.ª página de resultados de pesquisa do Google ou qualquer outro motor de busca para encontrar as informações de que necessita.

Em cada busca, o Google procura organizar os conteúdos num ranking que ofereça as melhores respostas nas primeiras posições. E os números abaixo mostram que os utilizadores confiam nas sugestões oferecidas pelo motor de busca.

  • Os três primeiros links orgânicos recebem cerca de 30% dos cliques;
  • Apenas 0,78% dos utilizadores clicam num link na segunda página dos resultados.

Alguns fatores importantes quando se fala de posicionamento SEO

Os motores de busca têm mais de duas centenas de parâmetros em conta na análise e posicionamento de uma página, dependendo do grau de conformidade com a solicitação de pesquisa introduzida.

Entre elas estão os seguintes fatores:
• Experiência do utilizador: hoje, este é um dos fatores que os motores de busca consideram para posicionar ou manter uma posição, uma vez que se baseia na experiência dos visitantes;

• Relevância do conteúdo: é a relação que o conteúdo de uma página tem relativamente a uma pesquisa particular, ou seja, muito mais do simplesmente a correspondência direta entre a palavra pesquisada e o conteúdo da página. Existem centenas de fatores on-page relacionados com a qualidade da mesmo para posiciona-la.

• Autoridade do site e da página: Este critério assenta, basicamente, sobre a visibilidade de um site/página. Isto porque quanto mais popular for mais importância será dada ao conteúdo do mesmo.

Todos estes fatores são de particular relevância para a utilidade, ou falta dela, do conteúdo para os utilizadores.

Os fatores que afetam a posição de uma página nos motores de pesquisa podem ser divididos em dois grandes blocos de fatores:
• On-Page
• Off-Page

O que são motores de busca?

Motores de busca são sistemas formados por uma série de algoritmos que têm a função de rastrear, indexar e posicionar os conteúdos da web para exibi-los de maneira ordenada nas pesquisas dos utilizadores. Quando falamos de motores de busca, falamos não só do Google, mas também do Bing, Yahoo!, entre outros sistemas. Mas o grande vencedor desta batalha é o Google, com mais de 92% de share no mercado das pesquisas. Cada mecanismo tem o seu modo de operação e os seus critérios de rankeamento. Mas o objetivo final é sempre o mesmo: oferecer as melhores respostas para aquilo que o utilizador procura.

Algoritmo do Google

O algoritmo do Google é uma combinação de operações que definem a classificação dos links na página de resultados da busca orgânica. A sua função é hierarquizar as páginas para entregar os resultados em ordem de relevância para cada utilizador.

Para fazer isso, o algoritmo adota uma série de critérios e é atualizado frequentemente para tornar os resultados cada vez mais relevantes.

A cada atualização, o Google visa não apenas melhorar a classificação dos resultados, mas também eliminar ou rebaixar páginas maliciosas e conteúdos de baixa qualidade, que prejudicam a experiência do utilizador.

Como começar uma estratégia de SEO?

Para obter o tráfego orgânico que tanto desejas , é essencial que o conteúdo publicado no teu site ou blog seja relevante para alguém. Até aqui não há novidades, mas como é que as pessoas vão encontrar esse conteúdo?
Como qualquer estratégia de marketing, tudo começa com planejamento: que resultados pretendes atingir com SEO, quem desejas alcançar e como pretendes chegar ao teu objetivo.
É isso que vai definir o caminho para o sucesso da tua estratégia.
Além disso, também deves saber que uma estratégia de SEO geralmente dá resultados no médio e longo prazo.
Não esperes um retorno imediato, como pode acontecer com anúncios e links patrocinados. Apesar disso, SEO costuma dar um retorno mais sustentável ao longo do tempo.

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