Os motores de busca têm mais de duas centenas de parâmetros em conta na análise e posicionamento de uma página, dependendo do grau de conformidade com a solicitação de pesquisa introduzida.
Entre elas estão os seguintes fatores:
• Experiência do utilizador: hoje, este é um dos fatores que os motores de busca consideram para posicionar ou manter uma posição, uma vez que se baseia na experiência dos visitantes;
• Relevância do conteúdo: é a relação que o conteúdo de uma página tem relativamente a uma pesquisa particular, ou seja, muito mais do simplesmente a correspondência direta entre a palavra pesquisada e o conteúdo da página. Existem centenas de fatores on-page relacionados com a qualidade da mesmo para posiciona-la.
• Autoridade do site e da página: Este critério assenta, basicamente, sobre a visibilidade de um site/página. Isto porque quanto mais popular for mais importância será dada ao conteúdo do mesmo.
Todos estes fatores são de particular relevância para a utilidade, ou falta dela, do conteúdo para os utilizadores.
Os fatores que afetam a posição de uma página nos motores de pesquisa podem ser divididos em dois grandes blocos de fatores:
• On-Page
• Off-Page