O que é SEO?
- megatic
- 10 de Maio, 2022
- Dicas, Marketing Digital
- 0 Comments
Afinal, quem não deseja aparecer nas primeiras posições da busca orgânica do Google?
A abreviatura de SEO significa Search Engine Optimization, numa tradução literal para português equivale a Optimização para os Motores de Pesquisa.
Porque é tão importante melhorar as posições nos motores de busca?
Dificilmente um utilizador vai para a 2.ª página de resultados de pesquisa do Google ou qualquer outro motor de busca para encontrar as informações de que necessita.
Em cada busca, o Google procura organizar os conteúdos num ranking que ofereça as melhores respostas nas primeiras posições. E os números abaixo mostram que os utilizadores confiam nas sugestões oferecidas pelo motor de busca.
- Os três primeiros links orgânicos recebem cerca de 30% dos cliques;
- Apenas 0,78% dos utilizadores clicam num link na segunda página dos resultados.
Alguns fatores importantes quando se fala de posicionamento SEO
Os motores de busca têm mais de duas centenas de parâmetros em conta na análise e posicionamento de uma página, dependendo do grau de conformidade com a solicitação de pesquisa introduzida.
Entre elas estão os seguintes fatores:
• Experiência do utilizador: hoje, este é um dos fatores que os motores de busca consideram para posicionar ou manter uma posição, uma vez que se baseia na experiência dos visitantes;
• Relevância do conteúdo: é a relação que o conteúdo de uma página tem relativamente a uma pesquisa particular, ou seja, muito mais do simplesmente a correspondência direta entre a palavra pesquisada e o conteúdo da página. Existem centenas de fatores on-page relacionados com a qualidade da mesmo para posiciona-la.
• Autoridade do site e da página: Este critério assenta, basicamente, sobre a visibilidade de um site/página. Isto porque quanto mais popular for mais importância será dada ao conteúdo do mesmo.
Todos estes fatores são de particular relevância para a utilidade, ou falta dela, do conteúdo para os utilizadores.
Os fatores que afetam a posição de uma página nos motores de pesquisa podem ser divididos em dois grandes blocos de fatores:
• On-Page
• Off-Page
O que são motores de busca?
Algoritmo do Google
O algoritmo do Google é uma combinação de operações que definem a classificação dos links na página de resultados da busca orgânica. A sua função é hierarquizar as páginas para entregar os resultados em ordem de relevância para cada utilizador.
Para fazer isso, o algoritmo adota uma série de critérios e é atualizado frequentemente para tornar os resultados cada vez mais relevantes.
A cada atualização, o Google visa não apenas melhorar a classificação dos resultados, mas também eliminar ou rebaixar páginas maliciosas e conteúdos de baixa qualidade, que prejudicam a experiência do utilizador.
Como começar uma estratégia de SEO?
Para obter o tráfego orgânico que tanto desejas , é essencial que o conteúdo publicado no teu site ou blog seja relevante para alguém. Até aqui não há novidades, mas como é que as pessoas vão encontrar esse conteúdo?
Como qualquer estratégia de marketing, tudo começa com planejamento: que resultados pretendes atingir com SEO, quem desejas alcançar e como pretendes chegar ao teu objetivo.
É isso que vai definir o caminho para o sucesso da tua estratégia.
Além disso, também deves saber que uma estratégia de SEO geralmente dá resultados no médio e longo prazo.
Não esperes um retorno imediato, como pode acontecer com anúncios e links patrocinados. Apesar disso, SEO costuma dar um retorno mais sustentável ao longo do tempo.
Não sabes por onde começar?
Vamos meter mão à obra?
Fala Connosco!
Fontes: Rockcontent, Google, Backlinko, SEJ
Posts Relacionados
- megatic
- 4 de Janeiro, 2023
Dicas para aumentar as tuas vendas em 2023
Em tempos de crise é necessário reinventar. Para conseguires aumentar as tuas vendas e manter ..
- megatic
- 13 de Maio, 2022
Como ganhar seguidores no Instagram
Para ganhares seguidores no Instagram é fundamental conheceres muito bem o teu público e cria ..