Alternativas open source ao Office
Qual é o uso que vais dar ao Office?
É importante saberes a resposta a esta pergunta, porque a compra de uma licença talvez não justifique, para o uso que lhe vais dar. Mesmo na escolha de uma alternativa é bom teres em conta como ficará a formatação dos documentos depois de os partilhares com outras pessoas, mesmo em diferentes dispositivos, porque podes causar problemas com quem utiliza software diferente, em especial ficheiros do Office da Microsoft. Por isso, é importante teres a certeza que a formatação vai ficar igual. Além disso, também é necessário saberes que tipo de software de produtividade é realmente necessitas, se apenas para uso local, ou partilha de documentos em vários dispositivos e pessoas diferentes. Assim, é importante verificares aquilo de que precisas e avaliar o que o software te pode oferece.
Já com uma ideia bem definida daquilo que pretendes fazer, deixamos três alternativas de código aberto.
OnlyOffice
O OnlyOffice apresenta várias soluções para realidades diferentes, desenvolvidas pela Ascensio System SIA, com uma solução SaaS ou então a possibilidade de instalação numa rede privada, dividido em vários módulos: Documentos, CRM, Projectos, Correio, Comunidade, Calendário e chat. Para uso domésticos, a versão Editores inclui características semelhantes ao Microsoft Office (Word, Excel e PowerPoint), com um visual muito atractivo e actual. A compatibilidade com ficheiros criados em Microsoft Office é notável, em especial na formatação após uma importação.
LibreOffice
O LibreOffice é um derivado do OpenOffice e utiliza o formato internacional ISO/IEC Open Document File (ODF) para guardar documentos. Também é compatível com os formatos de ficheiro do Microsoft Office, através de uma variedade de filtros de importação/exportação, mas apresenta ainda alguma dificuldade no que diz respeito à formatação dos documentos. Esta suite está disponível para Microsoft Windows, macOS, Linux e utiliza uma licença dupla LGPLv3 (ou posterior) / MPL 2.0 para novas contribuições, de modo a que que a licença seja actualizada.
Calligra Suite
O Calligra, é uma suite de Office, que além dos três programas básicos (documentos, folha de calculo e apresentações), tem um gestor de projetos (Plan) e um software de desenho vectorial (Karbon).
Concluido, para uso doméstico, o OnlyOffice (versão editores) é a solução mais equilibrada, visualmente agradável e compatível com ficheiros do Microsoft Office. Já o LibreOffice tem um maior leque de soluções, opções e tem mais tempo de existência. Para um público mais purista, a Calligra será a escolha acertada, especialmente para usar em sistem.
Tudo vai depender das tuas necessidades e daquilo que pretendes investir.
Fonte: PCGUIA
Queres saber mais?
Posts Relacionados
- megatic
- 2 de Maio, 2022
Dicas para melhorar a segurança da tua rede sem fios
Ter uma rede sem fios desprotegida pode expor-te a uma grande quantidade de ameaças, como a ut ..
- megatic
- 4 de Janeiro, 2023
Dicas para aumentar as tuas vendas em 2023
Em tempos de crise é necessário reinventar. Para conseguires aumentar as tuas vendas e manter ..