fbpx

Como configurar um servidor proxy no teu MAC

Configurar o proxy no teu MAC

Ao configurares um servidor de proxy no MAC, o teu tráfego de rede será enviado através do servidor proxy antes de chegar ao destino. Isto pode ser usado para escapares a bloqueios geográficos assim como evitares uma firewall.

O proxy definido será utilizado pelo Google Chrome, Apple Safari, entre outras aplicações respeitando as configurações de proxy. Aplicações como o Mozilla Firefox, podem fazer uso das próprias configurações personalizadas de proxy, indiferente das configurações de sistema.

Define as configurações de proxy no teu MAC

1 – Em Preferências do Sistema, clica no seu Dock ou vai para o menu Apple> Preferências do Sistema. Clica no ícone “Rede”.

2 – Seleciona na lista a conexão de rede utilizada. Ou seja, se tu queres configurar o proxy a ser utilizado para te conectares em redes Wi-Fi, marca a opção “WiFi”. Para configurares o proxy a ser usado quando estas conectado nas redes com fio, marca a opção “Ethernet”.

3 – Seleciona a opção “Avançado” no lado inferior direito da janela Rede.

4 – Clica na guia “Proxies”. É preciso configurares o proxy ativando uma ou mais opções de seleção do protocolo.

Para que o proxy defina de forma automática as configurações de proxy e detete se este for necessário, ativa no MAC a opção “Auto Proxy Discover”. O Mac fará uso do protocolo Web Proxy Auto Discover, ou WPAD, para automaticamente detetar se o proxy é necessário. Esse tipo de configuração pode ser usado em redes de escolas ou empresas.

5 – No caso de utilizares um script para configuração automática do proxy (.PAC), ativa a opção “Configuração automática de proxy”. Acrescenta da localização do script na barra URL.

Se não precisares utilizar um script para configurar automaticamente o proxy, não seleciones essa opção.

Para configurações manuais de um proxy, é necessário activar um ou mais HTTP (web proxy), HTTPS (secure web proxy), Socks proxy, RTSP e seleccionar as opções de “gopher proxy”.

No caso de não desejares configurar de forma manual o proxy, verifica que todas as opções estejam desmarcadas.

Caso surja algum problema ao efetuares a ligação aos servidores FTP, após a configuração do proxy FTP, verifica se a caixa “PASV (usar modo FTP passivo)” está ativada no canto inferior da janela. Esta opção já vem ativada. Depois, seleciona OK para gravar as configurações e em APLICAR na parte inferior direita, na janela configurações de redes.

No caso de algum erro ou problema na configuração do proxy, uma mensagem de erro de rede surgirá na tela quando se utilizas o Google Chrome ou Safari.

Além de configurares o proxy pelas configurações de proxy, também se podes configura-lo diretamente pelo navegador.

Os servidores de proxy apresentam diversas vantagens no seu uso, porém estes também possuem vulnerabilidades e como todas as ferramentas o proxy pode ser utilizado para o bem tanto quanto para o mal. Duas das vulnerabilidades do servidor são:

– Os históricos de acesso e pesquisas permanecem visíveis;

– O servidor de proxy costuma funcionar em navegadores sem abarcar outras aplicações do seu MAC, desta forma ele tem a extensão de segurança e protecção limitada;

Tipos de servidores proxy

Existem diversas formas de uso dos servidores proxy, assim como há vários tipos de proxy. Aquele que necessitas para o teu trabalho vai depender das camadas de proteção que precisas.

Fonte: PCGUIA

Consulta os nossos serviços!

Quero Já!
1
Vamos Falar?
Estás pronto para impulsionar o teu negócio?
Vamos falar?