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5 Dicas de Marketing Digital para vinhos

Criar uma marca centrada no “Terroir” ou nas castas pode ser tradição, mas não é uma obrigação. Há cada vez mais vinhos que se afirmam através de “ideias originais” e têm boas razoes para isso.
Criar uma marca para um vinho – do nome ao design do rótulo – tem sido um passo mais ou menos previsível e simples. Na Europa a maioria dos produtores usa o nome da quinta ou na herdade, vendo o “Terroir” como fonte de autoridade. Já no Novo Mundo, com uma tradição vinícola recente, e sem herdades e palácios históricos, a maioria baseia-se nas castas e nome dos produtos.

Neste Artigo vamos dar 5 dicas para impulsionar as tuas vendas no digital.

Hoje em todo o mundo a maioria dos vinhos é vendida  “off Trade”,  no  retalho em  supermercados,  hipermercados  e  internet.  Mais de 90 % nos EUA, quase 80% em Portugal segundo dado da Nielsen.

1. Plano de Marketing

Para teres sucesso no marketing digital é fundamental criar um plano de marketing. Graças a ele podes identificar os teus concorrentes e analisar aquilo que eles fazem no digital, bem como as suas oportunidades e ameaças.
Na Megatic, dividimos o plano de marketing nas seguintes etapas:
  • Análise do mercado;
  • Análise dos concorrentes diretos e indiretos;
  • Análise do negócio ( presença digital e resultados)
  • Análise swot
  • Criação de Personas
  • Funil de vendas
  • Plano de conteúdo
  • Plano de comunicação visual
  • Plano de investimento nas redes sociais

2. Redes Sociais

Cria uma conta no Instagram e trabalhar as publicações com fotos das bebidas, vídeos com dicas de harmonizações e receitas. Utiliza também as datas comemorativas para inspirar o teu conteúdo. Se o foco da tua empresa de vinhos é no segmento B2B ou procuras investidores para o teu negócio, o Linkedin acaba por ser uma rede social importante para divulgares o teu negócio.

3. Publicações Pagas

Visando aumentar o alcance das publicações, vale a pena investir em anúncios pagos dentro do Instagram. 

Alguns motivos para investir:

  • É uma das redes sociais mais utilizada no momento.
  • Indexa o teu conteúdo e o algoritmo do Instagram começa a mostra de forma orgânica a mais publico.
  • Aumenta e renova o número de seguidores;
  • Trabalha campanhas com diversos objetivos para vendas.

 

4. Utiliza o WhatsApp como canal de vendas

Através dele consegues ter uma comunicação direta com o cliente e prestar um atendimento personalizado e exclusivo. Ter uma conversa direta com o cliente, como sugestões de qual vinho harmonizar na refeição, tirar dúvidas das castas, do rótulo e assim criar uma oportunidade de venda.

5. Impulsiona as tuas vendas com uma loja online.

Ter a tua plataforma de vendas aumenta notoriamente a tua visibilidade. Cria interesse pela marca e pelos teu produtos.

Após teres a tua loja bem estruturada, podes integra-la com as redes sociais de difundir os teus produtos de uma forma mais simples.

Com tudo isto podes começar a divulgar o teu negócio  e se gostas mesmo de inovar podes realizar provas online com live streaming  e tira duvidas e dar dicas de como o teu vinho é o ideal. 

Ainda tens duvidas?

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