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Conhece o WhatsApp Business, as principais funções e como usar a app no teu negócio!

Toda a gente tem familiaridade com o WhatsApp, mas tens conhecimento de que a app é um dos mais populares do mundo? Para se ter uma ideia, em 2020, a plataforma atingiu dois bilhões de utilizadores ativos, tornando-se a segunda rede social a chegar a esse número.

Com esse alto alcance, as marcas começam a perceber que a app como uma ótima ferramenta de comunicação e vendas. Com a crescente das marcas utilizando esse meio, o Meta lançou uma nova versão voltada para negócios, o WhatsApp Business. 

Mas afinal, o que é WhatsApp Business? Será que essa é a melhor estratégia para a tua organização? Separamos as principais informações sobre o assunto para entenderes melhor sobre essa opção do Meta.

O que é WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é a versão para negócios da aplicação de mensagens que já conhecemos. Ele foi lançado em 2018 com o objetivo de auxiliar pequenas e médias organizações com as suas estratégias de Digital Marketing, por meio da otimização da comunicação com o público para a venda, engajamento, esclarecimento de dúvidas e mais. 

Além disso, há outros recursos úteis, como a análise de métricas, catálogos de produtos, suporte personalizado e automação no envio de mensagens de maneira segmentada. Tudo isso separado do perfil pessoal do responsável pela comunicação do negócio. 

Por que o seu negócio precisa usar o WhatsApp Business?

Podes te estar a perguntar: “se eu já tenho uma boa comunicação com os leads e clientes no Instagram, por que a minha organização precisaria do WhatsApp Business?”. Bom, há várias razões para começar a usar o app de mensagens instantâneas.

Veja bem, o alcance do aplicativo é surpreendente. Enquanto bilhões de pessoas têm conta por lá, nem todos possuem uma conta no Instagram. Por esse motivo, a melhoria na comunicação é uma das grandes vantagens e, com isso, é possível otimizar a experiência do cliente e aumentar sua satisfação.

Outro ponto importante para lembrarmos é a impossibilidade de automatizar mensagens em outros apps, como o Instagram. No WhatsApp Business isso não só é possível, como você também pode segmentar por meio de listas de transmissão e enviar mensagens só para os utilizadores no mesmo estágio de funil. 

Quais as funcionalidades do WhatsApp Business?

Digamos que já utilizas o WhatsApp no teu negócio, mas a tua conta é a pessoal. Se você ainda não pensa em mudar para a versão Business, você está deixando de aproveitar boas funcionalidades para aprimorar a sua comunicação e relacionamento com o público. 

Uma das funcionalidades, por exemplo, é o catálogo de produtos. Quando um utilizador clica no nome do seu negócio, ele pode encontrar todos os produtos oferecidos, com preço, imagens e descrição. Quem trabalha no ramo da restauração e no ramo da moda pode se beneficiar dessa opção.

Adicionalmente, eles podem encontrar a localização, caso haja, e outras informações relevantes, como horário de atendimento, e-mail e nome de utilizador no Instagram. Ao acrescentar essas informações, o teu perfil fica mais completo, traz credibilidade e aumenta a confiança do consumidor em negociar e comprar por meio da app. 

O WhatsApp Business também dá a opção de pré-definir mensagens e enviá-las para pessoas e situações específicas. Outro recurso é o uso das mensagens rápidas. Elas são manuais com o uso da “/” no campo de digitação — é dessa forma que as mensagens aparecerão. 

Para ambos os casos citados no parágrafo anterior, vá em “configurações” e em “ferramentas comerciais”. 

Etiquetar contatos também é possível e essa é uma maneira simples de identificar de forma rápida a situação de cada contato. Controlar o status desses contatos fica simples, pois é possível pesquisar por etiquetas, editar e adicionar mais de uma marcação por utilizador. 

As mensagens interativas também são um plus, comparado com o WhatsApp pessoal. Elas funcionam de forma automática e de dois jeitos: respostas por meio de números ou botões de ação. Assim, o fluxo de conversa fica mais fluido e dinâmico, podendo atender mais pessoas em menos tempo. 

No app comercial, você também pode enviar uma lista de produtos para que a compra seja realizada sem sair da conversa. 

No que diz respeito ao pagamento, a própria plataforma possui suporte para pagamentos diretos na conversa. Para isso, basta adicionar os seus dados bancários na conta Business.

Como criar uma conta para o teu negócio no WhatsApp Business?

Para criar uma conta do zero depois de conseguir acessar o WhatsApp é simples. Basta inserir o seu contato, como falamos anteriormente. Eles enviarão uma senha provisória para verificar a autenticidade das informações. Digite a senha e confirme. 

Na janela “criar seu perfil”, insira o nome do seu negócio e vá em continuar. Edite as informações necessárias, como a descrição da organização, localização e outros. 

Pronto para usar o WhatsApp Business?

Neste post, conferiste que, para obter uma melhor comunicação e relação com o utilizador e cliente, a melhor escolha para a sua organização pode ser o WhatsApp Business. Além de agrupar as principais informações da sua marca, você consegue automatizar e escolher respostas prontas para conversar com os utilizadores.

O teu negócio ganha credibilidade para construir uma boa reputação e consegues aproximar cada vez mais do teu cliente a ponto de fazer com que ele se sinta importante e único para o empreendimento.

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