Dicas para melhorar a segurança da tua rede sem fios
- megatic
- 2 de Maio, 2022
- Dicas, Redes e Sistemas Informáticos
- 0 Comments
Ter uma rede sem fios desprotegida pode expor-te a uma grande quantidade de ameaças, como a utilização da tua Internet ou mesmo o acesso ao teu computador. Tanto uma coisa como a outra põem em perigo a tua informação pessoal.
Passwords
Depois de teres a rede a funcionar, a primeira coisa que deves fazer é mudar estes dados para algo diferente, mas que não seja tão complexo que depois quando precisares não te lembras. A unica solução será fazer um reset ao router.
Protecção de rede
Actualmente, as tecnologias de protecção das redes sem fios são a WEP (Wired Equivalent Privacy) e a WPA (Wi-FI Protected Access).
Conselho de amigo: NÃO USES WEP!
Usar a WEP é quase a mesma coisa que não usares nada. Isto porque é um sistema facílimo de “crackar” caso alguém queira mesmo aceder à tua rede.
O sistema WPA é muito mais seguro e fácil de usar. Basta escolheres o sistema WPA e definir uma palavra chave no router e nos dispositivos que queres que acedam à tua rede para que tudo funcione.
Para uma maior segurança podes utilizar o WAP2.
O WPA2 utiliza protocolos como o RADIUS, 802.1x, EAP. TKP, AES e RSN (Robust Security Network) e oferece os modos de operação Enterprise (Infra-estrutura) e Personal (Preshared Key).
Acessos
Todos os dispositivos de rede com ou sem fios têm um identificador único chamado endereço MAC (MAC Address), também conhecido por endereço de hardware que está codificado permanentemente no dispositivo. Como camada extra de segurança, muitos routers usados para construir redes sem fios possuem um sistema de filtragem destes endereços. Esta filtragem é obtida através uma lista de endereços autorizados a aceder à rede, negando o acesso a todos os outros.
Redes Sem Fios Abertas
Quando te ligas a uma rede sem fios aberta está na realidade a abrir o seu computador a todos os outros utilizadores dessa rede.
Deves usar esta solução só em ultimo recurso.
Endereços IP automáticos
Qualquer dispositivo, que esteja ligado à rede tem um endereço IP que é composto por 4 números (por exemplo 192.168.1.1). A tua rede doméstica usa dois tipos de endereços: os externos, que são atribuídos pelo teu ISP e os internos que são atribuídos pelo router a todos os dispositivos que estão na tua rede. Tal como acontece com os endereços externos, que mudam cada vez que te ligas à Internet, também os endereços internos podem mudar cada vez que ligas, por exemplo, um pc. Se desligares estes sistema no router e atribuires um endereço IP fixo a cada um dos teus dispositivos usando também os outros sistemas de segurança como o WPA e a filtragem de endereços MAC vais aumentar muito a segurança da tua rede.
Posts Relacionados
- megatic
- 4 de Janeiro, 2024
Como cativar as empresas a aderir as redes sociais
Numa era digital em constante evolução, a presença online tornou-se crucial para o sucesso e ..
- megatic
- 20 de Setembro, 2022
Fica a saber se um produto está muito caro ou muito barato?
Sabes quanto vale o teu produto? Fica a saber algumas dicas para não errares no preço (e perd ..