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 Fica a saber se um produto está muito caro ou muito barato?

Sabes quanto vale o teu produto? Fica a saber algumas dicas para não errares no preço (e perder dinheiro e clientes).

Como podes definir o preço de um produto?

Sempre que vais a alguma pastelaria, há sempre uma vitrine que te chama mais a atenção, é a dos bolos, aquelas pequenas tentações doces com aparência suculenta, tentadora e, ao mesmo tempo, hipercalórica.

Poderíamos descrever várias qualidades dessas poderosas “armas” contra a ansiedade, porém o nosso objetivo hoje é falar do produto e do seu simbolismo.

Já te questionaste sobre qual o verdadeiro valor, por exemplo  de um “Pastel de Nata”? Será mesmo que aquele preço é o ideal? E o cuidado da menina da pastelaria em vendê-lo, está no valor? E as embalagens, a promoção e toda a infraestrutura do estabelecimento?

O “Pastel de Nata” simboliza a concretização de uma atividade empreendedora. O sucesso de venda do seu produto ou serviço é a realização, regida por um planeamento e inúmeras ações para este fim.

Então, como podes calcular e definir o preço desse doce? Quanto vale todo esforço despendido?

A resposta é simples e ao mesmo tempo complexa. Para calculares o preço basta utilizares uma fórmula: P = c + l (Preço = custos + lucro). O cálculo é fácil, porém a definição das variáveis pode ser complexa, uma vez que as mesmas estão sujeitas à realidade de cada negócio e/ou mercado.

Algumas questões fazem parte do processo para definir o preço .

Questione-te sobre quanto o mercado está disposto a pagar pelo teu produto ou serviço? Ele tem reconhecimento do teu público consumidor? A sua competitividade é por preço ou por valor agregado?  O mercado reconhece esse valor agregado ou isso é apenas uma perceção interna?

É necessário definires os custos (variáveis e fixos) que envolvem de maneira direta ou indireta a fabricação do produto ou a prestação do serviço. Matéria prima, divulgação, mão-de-obra, estratégias de relacionamento com clientes, impostos envolvidos e toda a infraestrutura para produzir e vender o produto ou sediar a prestação de serviços devem ser consideradas nesse momento.

O desafio principal é encontrar o equilíbrio entre custo de produção que gera lucro e o preço que o consumidor final está disposto a pagar. O posicionamento de mercado deve ajudar a determinar onde se encaixa.

Estás a vender o teu produto muito caro ou muito barato?

Após calcular essas variáveis, chega a hora do posicionamento. É uma decisão estratégica, pois depende do teu produto e do mercado em que queres investir.

Por exemplo se colocares preços baixos em artigos de luxo pode querer dizer que o produto não tem a qualidade que o consumidor espera como valor agregado. Por outro lado, se colocares os preços altos em produtos mais populares podes perder os teus clientes.

O mesmo se aplica à prestação de serviços. Se cobrares um valor muito baixo pelos teus serviços isso pode conotar falta de qualidade e eficiência no serviço prestado.

O definição do preço de venda deve envolver vários fatores, desde o custo de produção, procura e estudo de mercado. Para existir um maior lucro estes fatores devem ser estudados e calculados ao pormenor, incluído a renegociação de custos de produção.  

Agora é só começares o teu projeto e sempre que olhares para um produto pensa se esse produto vale mesmo aquele valor ou se está a causar prejuízo. 

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