Sempre que vais a alguma pastelaria, há sempre uma vitrine que te chama mais a atenção, é a dos bolos, aquelas pequenas tentações doces com aparência suculenta, tentadora e, ao mesmo tempo, hipercalórica.
Poderíamos descrever várias qualidades dessas poderosas “armas” contra a ansiedade, porém o nosso objetivo hoje é falar do produto e do seu simbolismo.
Já te questionaste sobre qual o verdadeiro valor, por exemplo de um “Pastel de Nata”? Será mesmo que aquele preço é o ideal? E o cuidado da menina da pastelaria em vendê-lo, está no valor? E as embalagens, a promoção e toda a infraestrutura do estabelecimento?
O “Pastel de Nata” simboliza a concretização de uma atividade empreendedora. O sucesso de venda do seu produto ou serviço é a realização, regida por um planeamento e inúmeras ações para este fim.
Então, como podes calcular e definir o preço desse doce? Quanto vale todo esforço despendido?
A resposta é simples e ao mesmo tempo complexa. Para calculares o preço basta utilizares uma fórmula: P = c + l (Preço = custos + lucro). O cálculo é fácil, porém a definição das variáveis pode ser complexa, uma vez que as mesmas estão sujeitas à realidade de cada negócio e/ou mercado.