Mitos do Marketing Digital
- megatic
- 23 de Setembro, 2022
- Marketing Digital
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1. Vou salvar o meu negócio com o Marketing
Desengane-te se julgas que o marketing digital vai salvar o teu negócio em ruínas. Só por si não esperes milagres. Se o negócio está com problemas, certamente que eles têm origem em diversos fatores, que deverão ser analisados e corrigidos. Seja a estrutura, o produto ou serviço, a equipa ou a estratégia, tudo deve ser analisado e devidamente restruturado.
2. O meu negócio é tradicional não precisa de Marketing Digital
Qualquer negócio pode beneficiar de uma presença online e de uma estratégia de marketing digital. Por vezes as pessoas têm a preocupação de que o digital vai substituir o tradicional. Atenção! Isso não é verdade. O marketing digital apenas vai impulsionar o teu negócio para novas fronteiras. É possível manter a essência e tradição da marca enquanto a impulsionas no mundo digital, só precisas de alinhar as tuas estratégias!
3. O meu sobrinho faz sites e posts
O site é a porta de entrada de uma empresa na web, não é algo que deva ser deixado ao acaso ou que seja feito com o menor budget possível para “poupar”. Não estamos a duvidar das capacidades do teu sobrinho, mas por vezes não é a melhor solução como referimos num artigo anterior.
Nunca ouviste a expressão “o barato sai caro”? Pois é, um site de fraca qualidade pode ser um custo e não um investimento. Invés de transmitires credibilidade podes ter estar a fazer o oposto.
Nós sabemos que o marketing digital é uma estratégia muito eficaz para conquistar e fidelizar clientes. E uma das formas mais eficientes de fazer isso é através do teu site.
4. Já tenho Facebook
O marketing digital exige planeamento e estratégia. Apenas estar presente online não é marketing digital, é preciso ter objetivos, ter uma estratégia e uma forma de medir resultados.
Por isso… Não, o Facebook não substitui o site.
As redes sociais são uma ferramenta de criação de notoriedade, enquanto o site acrescenta credibilidade ao seu negócio.
Quando procuras uma empresa na Internet e não a encontras o seu site, acha credível? Provavelmente não, mesmo que encontres a página de Facebook.
Se queres que o teu negócio seja visto como credível, no mundo digital é fundamental ter um site!
5. O meu negócio é muito pequeno não precisa de Marketing Digital
Estamos na era digital, a internet é o principal mecanismo de busca de informações e serviços.
Qualquer negócio deve estar presente no digital. Tens um restaurante local? Os teus clientes podem pesquisar o teu menu online. Tens uma florista? Podes apresentar diferentes arranjos que tenhas feito para que os teus clientes possam conhecer o teu trabalho. Tens um talho? Não há problema!! Os teus clientes podem pesquisar a tua localização e o horário de funcionamento.
Qualquer empresa pode estar online.
6. O Marketing Digital é mais barato
O que é para ti barato? Podemos considerar que o digital é realmente menos dispendioso do que os meios tradicionais, mas está longe de ser barato.
O marketing digital exige investimento. Se acreditas que basta ter um site e estar presente nas redes sociais, provavelmente nunca terás sucesso.
Em primeiro lugar, é necessário investir o teu tempo, ou contratar alguém. Isto irá sempre representar um investimento. Em segundo lugar, é cada vez mais difícil conseguir resultados puramente orgânicos. É quase inevitável investir em publicidade (Google Ads, Facebook Ads), influenciadores, afiliados, entre outros. Não faltam formas de fazer investimentos monetários no marketing digital.
7. Se não tiver resultados no primeiro mês, não funciona
Depois daquilo de tudo que referimos, já sabes que é pouco provável que tenha resultados no 1º mês.
Um dos maiores mitos do digital é que é tudo muito rápido. As empresas esperam resultados rápidos e orgânicos. Não é num só mês que se constrói resultados substanciais no digital. A tua estratégia pode ser muito boa mas se lhe faltar consistência não vais ver resultados. O marketing digital pode trazer-te uma grande audiência e aumentos de vendas significativos, mas precisas de investir. E quando falamos em investir não é só dinheiro, mas também tempo.
É preciso semear para depois colher e isso leva o seu tempo.
Claro que existem meios mais céleres e outros mais lentos. Tomemos como exemplo as campanhas patrocinadas, os resultados tendem a ser mais rápidos do que nas estratégias de conteúdo. No entanto, a médio/longo prazo as estratégias de conteúdo podem tornar-se mais consistentes e obter resultados com um investimento bem mais reduzido.
A paciência é uma virtude.
Lembre-te que não existem milagres, os resultados levam o seu tempo e requerem investimento.
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